8 passos para minimizar o risco de fraudes na sua empresa em meio à crise da Covid-19
8 passos para minimizar o risco de fraudes
Publicado em 22/04/2020
O momento delicado que estamos vivendo potencializa a pressão sobre gestores e tomadores de decisões, que devem ser ainda mais ágeis neste período. O cenário criado nas últimas semanas repercute nas demais linhas de operação, e nem sempre as rotinas e controles de prevenção de riscos são observados com cautela, podendo contribuir para a criação de um ambiente propício para fraudes.
Em outras crises já vividas, além de danos inerentes, também foram verificados desvios de recursos, má alocação de fundos e pagamentos de propinas. Na crise provocada pela Covid-19, já há notícias de estocagem de produtos para aumento de preços, cartel entre fornecedores e um grande número de operações sendo realizadas sem a devida supervisão e atenção aos controles.
Neste momento, é ainda mais importante garantir os princípios éticos da empresa e reforçar os procedimentos de controle de gestão. Contudo, é compreensível que a necessidade e urgência de algumas ações exponham as decisões e atividades a um nível de risco maior. É preciso ter cautela na medida certa para não "engessar" as decisões, mas também não negligenciar controles-chaves e expor a empresa a riscos desnecessários. Muitos efeitos podem ser ainda mais catastróficos que aqueles que são inerentes à própria crise.
Elencamos algumas dicas para tentar ajudar os gestores a enfrentar esse ambiente "atípico" e minimizar os riscos de fraudes:
- Inclua o risco de fraude na pauta do comitê de crise.
- Reforce junto aos colaboradores que as regras de conformidade continuam valendo mesmo com o trabalho remoto.
- Mantenha um canal de comunicação aberto entre colaboradores e a alta administração, fazendo com que essa interação entre as duas partes seja ativa.
- Reforce a necessidade da utilização dos canais oficiais para comunicação entre os colaboradores para discussão de atividades importantes. Essas informações podem ser utilizadas em investigações internas futuras.
- Reveja os procedimentos mínimos para compras emergenciais.
- Conscientize os colaboradores sobre a necessidade de sigilo sobre as operações da empresa no ambiente familiar, para aqueles que estejam em sistema de home office.
- Tenha cautela com os cortes de custos em áreas de controles internos para não fragilizá-los em demasia.
- Aprimore os controles de segurança de informação em TI, incluindo também backups.
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