Os impactos da pandemia no setor elétrico

Publicado em 23/04/2020

Em uma atualização de nota técnica divulgada na última semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou dados importantes sobre a avaliação dos impactos da pandemia do coronavírus no setor elétrico brasileiro, além de apontar sugestões de propostas para enfrentamento da crise.

A nota traz um resumo das medidas já implementadas no setor, uma visão dos impactos sofridos até agora, comparações com outras crises, alertas para agentes do ramo e sugestões de ações adicionais.
Entre os aspectos abordados, um que se destaca é a comparação entre a crise de 2014 e a de agora. Em relação a hidrologia, preço de liquidação das diferenças (PLD) e despacho termelétrico, as condições atuais são menos prejudiciais que as verificadas em 2014.

No entanto, o aspecto preocupante é a previsão do crescimento da inadimplência das distribuidoras, quadro que pode comprometer toda a cadeia em escala. A nota ainda alerta que os efeitos ainda não são plenamente conhecidos, já que podem se estender após o isolamento e a retomada das atividades.

São também destacados os efeitos e ações por segmento (geração, transmissão, distribuição e comercialização), assim como as ações tomadas e sugeridas para cada um deles.

Caso queira conferir a nota técnica na íntegra, basta clicar no link abaixo.

 

 

Quer falar conosco? Escreva para responde.covid19@mazars.com.br e acompanhe as nossas redes sociais.