Como ter sucesso na expansão e no crescimento da sua empresa
É o ponto em que o modelo de negócios atual não consegue mais acompanhar o crescimento, os processos têm dificuldades para atender às demandas dos clientes e os funcionários são levados ao limite. Os líderes devem expandir os negócios para garantir que o ritmo exigido seja alcançado, além de fornecer os componentes básicos para o futuro da empresa.
Há cinco áreas principais que os proprietários de empresa e gerentes devem considerar para garantir uma expansão bem-sucedida:
1. Não subestimar o estágio de pré-planejamento
Muitas empresas lutam para encontrar tempo suficiente a fim de planejar uma estratégia clara de crescimento. Dedicar tempo à criação de uma estratégia capaz de expandir uma empresa significa não apenas revisar as opções de financiamento, mas também resolver problemas de pessoal, gerenciar atualizações de sistema e infraestrutura, capitalizar a tecnologia e escolher os parceiros certos para trabalhar.
Uma das primeiras etapas é garantir a implementação da melhor equipe de gestão e de estruturas de governança adequadas. Isso não significa apenas ter um CEO que seja um bom líder, mas também ter um conselho de administração forte, com profunda experiência e independência para sustentar uma estratégia e desafiar ideias quando necessário.
2. Avaliar com cuidado as opções de financiamento
A captação de recursos para a expansão de uma empresa pode envolver várias opções. Elas incluem aumento da dívida externa, garantia de investimentos de fundo de participação, compra pela administração ou oferta pública inicial (IPO).
A opção de financiamento geralmente dependerá das circunstâncias pessoais dos proprietários, do tamanho e da ambição da empresa e de seus fluxos de caixa projetados. Por exemplo, fundos de participação ou compras pela administração podem funcionar bem quando os planos de expansão envolvem os proprietários saírem da empresa ou se retirarem de forma substancial do controle dela. No entanto, é preciso ter uma ideia realista do nível de patrimônio ao qual deseja renunciar ou do ônus da amortização da dívida que está preparado para assumir a fim de obter o financiamento necessário.
Outra consideração vital ao tentar captar fundos de um investidor externo é formar uma parceria com alguém totalmente alinhado com seus objetivos, e vice-versa. Os relacionamentos com investidores podem ficar tensos devido a metas desalinhadas se a estratégia futura não tiver sido claramente entendida ou comunicada.
3. Você deve entrar em um registro de mercado?
Embora um registro de mercado tenha uma despesa inicial significativa, ele oferece flexibilidade adicional em termos de facilidade de acesso a capital adicional e não traz encargos futuros para a amortização. Também concede aos acionistas atuais, talvez inclusive aos fundadores originais e funcionários, a liberdade de perceber o valor da empresa por meio da liquidez de suas ações.
As empresas de médio porte também têm a opção de se registrar em um mercado de crescimento menor como trampolim para entrar em um dos mercados principais, onde as regras são mais abrangentes e incluem compromissos significativos de relatório.
Essa base mais ampla de acionistas e o perfil elevado também abrem as portas para o potencial de marca e publicidade, principalmente se a empresa estiver indo bem. Da mesma forma, isso pode atrair o interesse da mídia se o desempenho cair abaixo das expectativas, e o conselho da empresa precisa estar preparado para esse resultado. Para muitas empresas, um diálogo mais aberto no mercado nem sempre é a melhor opção devido à falta de experiência com comunicações externas.
4. Ser responsável exige apoio
Um aspecto negligenciado do financiamento é o aumento dos níveis da obrigação de prestar contas que o acompanham. Por exemplo, os requisitos de relatórios e as reuniões regulares com investidores externos, bancos ou acionistas se tornarão mais frequentes.
Além disso, uma IPO geralmente significa que há participação de acionistas internacionais. Considerando as restrições adicionais de tempo, é importante que existam níveis adequados de suporte para garantir que as metas operacionais sejam cumpridas e que o rigor dos negócios não diminua. Isso pode envolver alteração nas estruturas do conselho e da administração para garantir que existam conhecimento e experiência adequados para essa parte específica da jornada de crescimento da sua empresa.
5. Sua estratégia é sustentável?
Os planos de expansão de negócios e a expansão das operações geralmente acontecem ao longo do tempo e as etapas para apoiar o crescimento são incrementais. Independentemente de o processo ocorrer organicamente ou por meio de planos estratégicos conscientes, a decisão de captar fundos para apoiar a jornada é significativa e exige um extenso processo de auditoria e, em alguns casos, registros regulamentares. Outra coisa vital para o processo de expansão é formar uma parceria com a equipe certa de consultores que, além da experiência e dos conhecimentos adequados, dedique tempo para entender a empresa e as necessidades dos seus proprietários.
Embora os preparativos para o próximo estágio possam ser emocionantes e estressantes, também marcam uma fase decisiva no ciclo de vida de uma empresa, sinalizando que a administração antecipa uma trajetória ascendente e sucesso futuro. Com objetivos claros, além de consideração de todas as opções de financiamento e implementação do suporte certo, as empresas podem melhorar suas chances de enfrentar com sucesso os desafios envolvidos na expansão.
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