Preparação para vender sua empresa

Como proprietário, vender sua empresa é uma das decisões mais importantes que você tomará. Depois de investir energia, tempo, esforço e dinheiro para construir sua empresa, você deseja garantir que, quando chegar a hora, receberá o máximo retorno.

Nunca é cedo demais para começar a preparar sua empresa para a venda. Ao implementar várias práticas agora, o eventual processo de vendas será muito mais suave e aumentará o valor para um comprador.

Existem quatro áreas principais na preparação da sua empresa para a venda:

  1. Identificar problemas e preencher lacunas 

    Ao se preparar para a venda, é importante que você primeiro identifique possíveis sinais de alerta para um comprador. Será que depositam confiança excessiva em você, como proprietário? Sua equipe de negócios e gestão conseguirá continuar operando e crescendo depois que você sair de cena? Você possui processos de vendas comprovados e confiáveis? Você consegue mostrar que rastreia regularmente seus principais indicadores de desempenho (KPIs) e está ciente de sua avaliação em comparação com os melhores equivalentes na sua categoria ou seus concorrentes mais próximos?

    Se sua empresa for bem gerenciada, de forma profissional, ela será mais atraente para os compradores. Ao reservar tempo para identificar os problemas e preencher as lacunas antes que seja iniciada uma negociação, o resultado quase certamente será um preço de venda melhor. 

  2. Criar uma história sobre suas finanças

    Ter os relatórios financeiros corretos por um período de vários anos é essencial para o desenvolvimento de uma história que ajudará um potencial comprador a identificar padrões de desempenho passado, presente e futuro. Isso inclui esclarecer informações importantes (como clientes-chave) e métricas (como rentabilidade por cliente), o que pode envolver análises detalhadas em vários canais de vendas.

    Previsões de vendas precisas com base em dados sólidos e capacidade de ilustrar lucros crescentes, fortes e sustentáveis, oportunidades de crescimento e possíveis lucros futuros são fatores que aumentarão o valor da sua empresa. Eles também podem diferenciá-lo da concorrência e ajudar a obter um preço de venda melhor.

    O forte desempenho financeiro durante a auditoria e as negociações também proporcionarão confiança adicional ao potencial comprador. Finanças ruins enviam a mensagem errada ao comprador. Informações financeiras atualizadas e de boa qualidade não apenas fazem sentido para os negócios, mas também melhoram a capacidade do comprador de avaliar sua empresa e de confiar nos resultados financeiros.

  3. Usar seus dados para se tornar mais eficiente

    Como empresa estabelecida, vocês já têm muitos dados bons. Assim, aumentar o valor da organização envolve posicionar essas informações em um formato estruturado para permitir decisões melhores e mais rápidas. Identifique maneiras de se tornar mais produtivo ou inovador mapeando itens e etapas recorrentes e não recorrentes na cadeia de valor e, em seguida, observe os processos para eliminar tudo o que não agrega valor.

    Uma abordagem "lean" no mapeamento da cadeia de valor permite dar a um potencial comprador uma imagem geral mais clara da sua empresa e também identificar áreas dela onde você pode aumentar a produtividade, começar a inovar e, com o tempo, melhorar a rentabilidade.

  4. Dar um passo atrás e procurar suporte

    Ao vender seu negócio, é importante buscar consultoria. Um consultor experiente pode ajudar a preparar sua empresa para a venda, maximizar seu valor e apoiá-lo na execução de uma transação bem-sucedida. Ele também pode esclarecer a missão e os valores da sua empresa, obtendo uma compreensão melhor da direção comercial.

    É difícil dar um passo atrás em relação a uma empresa em que você investiu tanto tempo, dinheiro e esforço, mas a adoção de uma abordagem mais objetiva garante que todos os problemas fiscais ou de lucro que possam surgir sejam identificados e tratados antes da venda. Isso não apenas minimiza e reduz os riscos, mas também mostra a qualquer comprador que você está comprometido e é organizado. Para reduzir ainda mais os riscos, principalmente no estágio pós-auditoria, considere um seguro de declarações e garantias.

    Garantir que sua empresa esteja pronta para a venda, antes mesmo de colocá-la no mercado, pode fornecer um senso claro de direção, fortalecendo os controles internos e os processos financeiros. Ao identificar lacunas e rastrear o desempenho, você pode aproveitar os dados e criar uma história de negócios para atrair potenciais compradores

Para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a garantir que o desempenho da sua empresa esteja sendo otimizado e que você esteja pronto para a venda, entre em contato conosco abaixo ou à direita.

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