Democratização do mercado de capitais: Mazars pode ajudar empresas médias que buscam a oferta pública de ações

O Brasil deu um grande passo rumo à democratização do mercado de capitais no fim de setembro. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou uma estrutura de Balcão Organizado para negociação de títulos emitidos por empresas emergentes. Trata-se da BEE4, um projeto elaborado pelo Grupo Solum que promove a criação de uma plataforma de negociação de ações para empresas que tenham faturamento anual entre R$ 10 milhões e R$ 300 milhões.

A iniciativa é encarada pelo mercado como uma porta de entrada para a B3, onde hoje estão listadas mais de 400 companhias brasileiras. Prevista para ser lançada em 2022, a BEE4, uma sigla para Balcão Organizado de Negociação de Empresas Emergentes, deve atrair grupos que já adquiriram certa maturidade, mas ainda não estão no patamar necessário para entrar na B3.   

Por enquanto, não há uma norma definitiva da CVM regulando a BEE4. O funcionamento da plataforma ainda segue o padrão de sandbox regulatório. A licença é temporária, de 12 meses, com possibilidade de ser estendida por mais um ano.   

Vale lembrar que, entre as exigências para a abertura de capital, está a apresentação de demonstrações financeiras dos últimos três anos, que devem ser auditadas por uma empresa independente. Além disso, é fundamental que a empresa tenha boas práticas de governança. Recomenda-se que a companhia que planeja dar esse passo tenha o apoio de uma consultoria especializada.   

"Esse movimento fará com que as empresas tenham que aumentar o nível de governança e aprimorem a relação com seus investidores mediante informações financeiras mais confiáveis, com processos financeiros mais robustos, a necessidade de prestação de contas de forma tempestiva e auditável", diz Marcelo Pfaender, sócio de BPO da Mazars.   

Como a Mazars pode ajudar as empresas emergentes que buscam a abertura de capital 

Para as empresas que desejam alcançar esse divisor de águas em sua história e tenham acesso a fontes alternativas de financiamento no mercado de capitais, a Mazars oferece atendimento personalizado em diferentes fases do processo. Abaixo, você confere uma pequena relação dos serviços compatíveis com as companhias.   

Fale conosco por meio do formulário abaixo! 

* mandatory fields

Your personal data is collected by Mazars in Brazil, the data controller, in accordance with applicable laws and regulations. Fields marked with an asterisk are required. If any required field is left blank, it will not be possible to process your request. Your personal data is collected for the purpose of processing your request.

You have a right to access, correct and erase your data, and a right to object to or limit the processing of your data. You also have a right to data portability and the right to provide guidance on what happens to your data after your death. Finally, you have the right to lodge a complaint with a supervisory authority and a right not to be the subject of a decision based exclusively on automated processing, including profiling, that produces legal effects concerning you or significantly affects you in a similar way.