Controles Internos de T.I. – Projeto de Segurança da Informação

A segurança da informação deve ser um dos pilares estratégicos de qualquer organização, uma vez que colabora para a continuidade do negócio, incrementa a estabilidade e permite que as pessoas e bens estejam seguros de ameaças externas e internas. Preservar a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação deve fazer parte do dia a dia de qualquer empresa.

Muito têm-se investido em hardwares e softwares a fim de melhorar o sistema de segurança, no entanto, somente isto, não é o suficiente, é necessário implementar um “projeto de segurança da informação”especificamente desenhado para esta finalidade, onde alguns dos aspectos que devem ser considerados para se obter uma razoável estrutura integrada, são:

Primeiramente, é preciso estabelecer e definir o nível de segurança que se espera atingir, considerando o custo versus benefício. Feito isto, é preciso identificar, avaliar e mensurar os risco envolvidos, para que sejam estabelecidos e implementados os respectivos controles, associando diretrizes, ferramentas de segurança, políticas e procedimentos, chaves de proteção e autenticação, que envolvem tanto máquinas, softwares e processos manuais.

A identificação dos riscos é essencial tanto para a determinação de ações que produzirão efeitos efetivos diante das ameaças, quanto para otimizar a relação custo benefício das ações, evitando a construção de processos e controles superdimensionados ou o inverso.

Algumas das ações e ferramentas que podem ser implementadas, são:

  1. Política de Segurança da informação;
  2. Organização da Segurança da Informação;
  3. Gestão e controle de ativos;
  4. Gestão de pessoas;
  5. Segurança física do ambiente corporativo;
  6. Gestão das operações e comunicações;
  7. Controle de acesso lógico;
  8. Aquisição, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação;
  9. Gestão da continuidade do negócio;
  10. Conformidade com os aspectos legais.

Em nosso próximo artigo, abrangeremos um pouco mais em detalhes esses controles e como eles funcionam no dia a dia da organização, objetivos, impactos e a melhor forma de implementação e de monitoramento.

Advisory Group

Heliezer Viana