Pesquisa C-suite barometer 2020 da Mazars
Pesquisa C-suite barometer 2020 da Mazars
No início de 2020, a Mazars decidiu iniciar uma nova pesquisa C-suite barometer. Nosso objetivo era avaliar como líderes C-Level de todo o mundo viam as próprias atividades e o que esperavam para o ano seguinte, bem como entender como eles gerenciam e priorizam iniciativas de curto e longo prazo.
Nossa intenção era que a pesquisa construísse uma referência de dados que servisse de base para monitorarmos como essas visões vão mudar nas pesquisas subsequentes nos próximos anos.
No entanto, acidentalmente acabamos capturando um outro retrato: como líderes de empresas internacionais estavam respondendo à pandemia mais severa que se viu em mais de um século.
A pesquisa C-suite barometer 2020 da Mazars é um abrangente relatório que reúne visões e perspectivas de executivos para 2021, com base em insights fornecidos por mais de 500 líderes do C-Level em todo o mundo.
Surpreendente otimismo
De forma geral, a pesquisa mostra um surpreendente nível de otimismo entre o C-Level. Apesar do ambiente difícil, a maioria dos entrevistados (58%) esperava terminar 2020 com uma receita superior à de 2019. Com relação a 2021, os executivos estavam ainda mais positivos: mais de 70% deles esperavam obter receitas maiores do que em 2020.
Porém, o prejuízo também foi levado em conta: o impacto da crise da Covid-19 mostrou-se evidente em 35% dos executivos, que afirmaram que sua receita seria inferior à de 2019. Também observamos uma perspectiva mais negativa dos 40 entrevistados adicionais na pesquisa de pulso do 4º trimestre, com mais executivos preocupados com a queda de receita em 2021 do que havia antes.
Para saber mais, leia nosso novo relatório:
- Quais setores e regiões são os mais otimistas em relação ao futuro? E quais os mais pessimistas?
- Quais tendências devem ter o maior impacto nas empresas nos próximos 3 a 5 anos? E em que medida os executivos estão confiantes na capacidade de resposta de suas empresas?
- Quais são os diferentes tipos de transformações que as organizações provavelmente enfrentarão no futuro próximo?
- Em quais atividades as empresas estão concentrando seu tempo, dinheiro e recursos? Essas ações parecem ter impacto no curto ou no longo prazo?
- Como as opiniões diferem por região, setor e porte da empresa?