Receita adia prazo de entrega do IR e zera cobrança de IOF de operações de crédito

Publicado em 02/04/2020

Em coletiva realizada no início da noite de quarta-feira (1º), o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, divulgou as novas medidas tributárias que serão implementadas pelo governo como combate ao coronavírus.

Os principais destaques estão listados abaixo:

PIS/PASEP | Contribuição Patronal para a Previdência Social | COFINS

Serão diferidos os pagamentos desses tributos devidos nos meses de abril e maio. Os pagamentos serão postergados para os meses de agosto e outubro, respectivamente. A medida representa o valor estimado de R$ 80 bilhões.

Desoneração do IOF - Operações de crédito

Tostes anunciou que o governo lançará uma linha de crédito para as empresas e para o setor produtivo. Nessa linha, será zerada a alíquota de IOF incidente sobre essas operações por 90 dias. A medida terá custo estimado de R$ 7 bilhões.

Prorrogação do prazo de entrega da DIRPF

O prazo de entrega da DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física) de 2020 será prorrogado para 30/6. O prazo anterior era 30/4.

Considerando a relevância desse tema, que certamente terá impacto positivo no fluxo de caixa das empresas, estamos acompanhando a regulamentação dessas alterações pelo governo. Manteremos todos informados.

 

Quer falar conosco? Escreva para responde.covid19@mazars.com.br  e acompanhe as nossas redes sociais.