Blockchain: desafios e benefícios

Ao longo dos últimos anos, temos presenciado a tecnologia ganhar cada vez mais espaço. De um elemento secundário há uma ou duas décadas, é hoje uma peça-chave no mundo corporativo. O Blockchain entra neste contexto e já é uma referência de disrupção no sistema financeiro

  

Publicado em 01/08/2018

 

Com a transformação digital, as empresas têm dedicado tempo, recursos e altos investimentos para se manter relevantes e competitivas. Não se trata de futuro. Já é algo cotidiano e que está incorporado ao DNA das novas gerações. O que consideramos sólido e estável hoje, amanhã pode ser transformado rapidamente com as inovações.

E foi assim que a tecnologia blockchain surgiu. Criada para suportar a criptomoeda bitcoin, cujo objetivo principal era oferecer segurança e credibilidade nas transferências da moeda digital, acabou se consolidando como uma tecnologia disruptiva, revolucionando o sistema financeiro e, com amplitude bem maior, ainda podendo ser utilizada para movimentação não só de moedas digitais, mas também de ativos, dados, informações... Essa tecnologia veio para ficar!

Mesmo sem entrar nas esferas mais complexas dos processos de validação das transações através de minerações que solucionam os desafios matemáticos, é possível identificar e esmiuçar uma série de desafios e benefícios desta nova plataforma.  

 

Benefícios

Blockchain tem como um de seus principais benefícios a eliminação de agentes intermediários e de seus altos custos transacionais, que permite, por exemplo, a transferência de moeda digital sem a necessidade de uma instituição financeira. Essa descentralização é proporcionada pela utilização de uma rede “peer to peer” (ponto a ponto), com a distribuição de informações a todos os seus integrantes e com o uso de mineradores, que operam como validadores das transações, através da geração das provas de esforço (proof of work), registros únicos e cuja adulteração das transações são praticamente inviáveis submetidas ao consenso dos participantes da rede, resultando em um ambiente seguro e com controles consistentes que garantem a integridade e confiabilidade das informações registradas.

Trata-se de um sistema que pode ser preservado em milhões de computadores, bem como em data warehouses. Não existe um único centralizador dos dados, podendo ser compartilhado por todo um grupo ou empresa.

  • Registros permanentes e compartilhados das transações.
  • Aumento de transparência nas transações e contratos.
  • Rastreabilidade dos processos e transações.
  • Melhoria de produtividade, redução do tempo gasto nas transações e a eliminação de agentes intermediários.
  • Proof-of-work – Validação prévia à permissão de criação de novo bloco, aumentando a segurança e confiabilidade dos processos.

 

Desafios

A implementação do blockchain para processos de negócios específicos requer o desenvolvimento detalhado de uma especificação de software de acordo com as necessidades de cada companhia. O desenvolvimento sob medida pode resultar em custos maiores para a implementação ou compra de novos programas e equipamentos.

Novas tecnologias e processos requerem estudo e capacitação. A agilidade do avanço tecnológico, alinhada à busca por mão de obra qualificada em um curto prazo, traz à tona mais um dos desafios a serem superados, assim como os aspectos culturais e regulatórios que devem ser readequados para aceitação da nova tecnologia em serviços controlados por órgãos reguladores.

  • Aspectos culturais, regulatórios e de Compliance.
  • Novas tecnologias e processos.
  • Desafios nas implementações e plataformas específicas.
  • Custos iniciais envolvidos na criação dos softwares necessários para operar a tecnologia blockchain, na aquisição de equipamentos que a tecnologia, integração com os sistemas legados e contratação de pessoal qualificado.
  • Consumo de energia durante minerações e impactos ambientais decorrentes do aumento do uso do recurso.

 

Suporte para o progresso

A tecnologia já vem sendo aplicada por empresas de diversos segmentos, além das instituições financeiras, criando suas próprias plataformas. Isto mesmo: blockchain não é uma ferramenta, mas uma tecnologia, que foi baseada no tão conhecido conceito do “livro-razão”, funcionando como um livro contábil, mas com suas informações descentralizadas e disponibilizadas a todos da rede.

Quer conhecer como a tecnologia pode otimizar seus resultados e proporcionar maior segurança a suas operações? Não hesite em nos contatar. A Mazars está preparada para apoiar seus clientes na estruturação do Blockchain, na melhoria do seu ambiente de controles internos e segurança da informação.

  

 

Quer tirar alguma dúvida?

Fale com a nossa equipe de relacionamento!

 

Receba nossas newsletters

* : mandatory fields

Your personal data is collected by Mazars in Brazil, the data controller, in accordance with applicable laws and regulations.
Fields marked with an asterisk are required. If any required field is left blank, it will not be possible to process your request.
Your personal data is collected for the purpose of processing your request.

You have a right to access, correct and erase your data, and a right to object to or limit the processing of your data. You also have a right to data portability and the right to provide guidance on what happens to your data after your death. Finally, you have the right to lodge a complaint with a supervisory authority and a right not to be the subject of a decision based exclusively on automated processing, including profiling, that produces legal effects concerning you or significantly affects you in a similar way.

Share