Brasileiro agora tem disponível a Carteira de Trabalho Digital

Foi disponibilizada para todos os brasileiros, desde o dia 21 de novembro, a Carteira de Trabalho Digital, um aplicativo mobile para consultas de dados e informações contratuais antigas e atuais.

 

Todas as experiências profissionais formais estarão na nova ferramenta, uma extensão da CPTS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) que tem como objetivo facilitar ao trabalhador brasileiro o acesso às informações da sua vida laboral. Contudo, é importante ressaltar que o documento digital ainda não substitui o impresso para fins de comprovação oficial de histórico de trabalho junto a instituições públicas e privadas.

 

 Principais benefícios

  • Agiliza o acesso às informações trabalhistas, consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador monitorar seus vínculos trabalhistas;
  • Diminui a demanda e agiliza o atendimento nas redes públicas;
  • Integra as bases de dados do Ministério do Trabalho.

 

 Outros benefícios do aplicativo

  • Possibilita ao trabalhador solicitar através do aplicativo a emissão da primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho impressa, gerando a simplificação e uma maior celeridade nos processos.
  • Permite acompanhar a situação do Seguro-Desemprego, que já pode ser solicitado pela web, através do Portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br ). O procedimento não retira a obrigação do trabalhador ir a um posto do Sine, mas diminuirá as filas e agilizará o atendimento, já que eliminará a parte mais demorada do processo, que é o preenchimento do cadastro, feito antecipadamente pelo trabalhador. O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir do cadastro na internet e não após o atendimento presencial. 

 

Como baixar

A Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou iOS.

Para acessar o aplicativo é necessário ter uma senha. Pode-se gerá-la na tela de entrada do próprio aplicativo ou então utilizar a mesma do portal Cidadão BR.

Para gerar a senha (no aplicativo ou no portal Cidadão BR), o trabalhador precisa informar seus dados pessoais: CPF, nome, data de nascimento, local de nascimento e nome da mãe; Na sequência, terá de responder a cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Em caso de dificuldade para responder ao questionário, pode-se aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 para auxílio.

Caso estejam corretos todos os dados informados, além de ao menos quatro perguntas do questionário, o usuário receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

 

Fique por dentro das novidades

Cadastre-se e receba nossas newsletters por e-mail!

* mandatory fields

Your personal data is collected by Mazars in Brazil, the data controller, in accordance with applicable laws and regulations.
Fields marked with an asterisk are required. If any required field is left blank, it will not be possible to process your request.
Your personal data is collected for the purpose of processing your request.

You have a right to access, correct and erase your data, and a right to object to or limit the processing of your data. You also have a right to data portability and the right to provide guidance on what happens to your data after your death. Finally, you have the right to lodge a complaint with a supervisory authority and a right not to be the subject of a decision based exclusively on automated processing, including profiling, that produces legal effects concerning you or significantly affects you in a similar way.

Mais Notícias

programa de integridade site_1086x336

Programa de Integridade

Comprovar um programa de compliance efetivo tende a se tornar obrigatório. Sua empresa está preparada?

Reforma Trabalhista site.jpg

Reforma Trabalhista

A reforma trabalhista entra em vigor no dia 11 de novembro trazendo como principal novidade a flexibilidade para negociação entre patrão e empregado. A partir de agora, os acordos passam a ter força de lei. Confira os pontos da legislação que ganharam flexibilidade: