Nota Fiscal eletrônica 4.0
Faltam quatro meses para a nova versão da NF-e entrar em vigor. É fundamental já testar o novo sistema e estar atento às novas regras.
Publicado em 14/03/2018
A profissão de contador mudou: hoje, vai muito além de conhecer as normas e os procedimentos de contabilidade. É resultado da evolução exponencial que o mundo vem atravessando em tecnologias e processos de negócio. Uma empresa do ramo tem que transformar o seu serviço contábil, alinhando-se a novos posicionamentos de mercado.
O provimento contábil hoje tem que estar suportado por um sistema integrado e por pessoas que efetivamente conheçam e naveguem nas plataformas tecnológicas que dão suporte, aderência e lastro para o cumprimento de tudo o que circunda o core business da empresa e os processos de negócios, incluindo toda a cadeia produtiva, compras, aprovação, movimentação de estoques e faturamento, dentre outras questões. Enfim, todo esse processo deve estar funcionando e ser o mais adequado ao negócio e ao sistema escolhido pela corporação.
Portanto, é fundamental ter na equipe profissionais que dominem a execução dessas atividades e que conheçam, além do ambiente tecnológico, o negócio do cliente e a indústria em que ele está inserido, pois isso vai pautar o desenvolvimento dos sistemas, processos e suas aderências regulatórias e tributárias (entenda algumas delas: NF-e, DCTFWeb, eSocial, Rais). Lembrando sempre que o registro contábil e a apuração tributária são resultados das transações econômicas e financeiras de uma organização. E se todos esses processos não forem adequados, isso resultará em apurações e registros falhos.
Postas todas essas variáveis, você terá um provimento contábil diferenciado. É muito além de fazer contabilidade. É participar efetivamente da estratégia de negócio do cliente. Você se torna o grande lastro para que ele possa desenhar seu modelo de negócio com total aderência aos seus investimentos em tecnologia, sistemas e processos, resultando numa contabilidade precisa, num compliance tributário totalmente alinhado à legislação vigente e, principalmente, num forte ganho de produtividade.
Por exemplo: a equipe de provimento contábil está numa reunião discutindo os processos de negócio do cliente e a logística de importação, distribuição e revenda. Neste momento, são designados especialistas tributários e sistêmicos para que essas variáveis trabalhem em conjunto e tragam a melhor solução, que o processo seja inteligente, que permita a maior eficiência possível, que não onere do ponto de vista operacional e que o sistema esteja aderente a tudo aquilo que o cliente precisa, ao mesmo tempo em que atende a todas as exigências fiscais.
Quando se fala em terceirização, fala-se em trazer para dentro de casa o backoffice financeiro do cliente: cumprir com as obrigações legais e contábeis, com os processos financeiros, tributários, trabalhistas, previdenciários e tudo aquilo que circunda os processos da empresa.
Toda a governança e o compliance têm que andar juntos com o desenvolvimento do negócio. A Mazars, ao trazer para dentro de casa toda essa responsabilidade, compromete-se também a devolver ao cliente um modelo de negócio altamente eficaz, que provê valor agregado e que, ao invés de levar o cliente a fazer investimentos em qualificação, treinamentos, sistemas e plataformas, lhe entrega tudo isso em serviço, deixando a empresa com todas as obrigações em dia e permitindo ao cliente ter foco nos seus negócios e clientes.
O que é muito comum de se ver atualmente são empresas investirem altos valores em sistemas globais magníficos, porém seus processos internos de execução das atividades não apresentarem aderência ao sistema, o que cria um problema muito sério de controles internos e de cumprimento das obrigações.
Outro problema em que a Mazars atua e apresenta soluções de grande sucesso é com relação a clientes globais, que geralmente não possuem a estrutura adequada para fazer o processamento e a entrega das obrigações tributárias locais.
Nestes casos, são necessários suportes (ou serviços terceirizados) no processamento e na entrega ou então na parametrização do sistema, para que ele se torne aderente a todas as obrigações.
Esse suporte se faz fundamental em casos, por exemplo, como o de um estabelecimento de um novo negócio, quando um time de especialistas permite à empresa escolher, dentro dos seus processos e do seu setor de atuação, o melhor modelo de negócio, que facilite a aderência regulatória e que otimize a sua produtividade em uma série de questões como controle de estoque, cadeia produtiva, contratos com fornecedores, relacionamento com clientes e até na escolha do local de execução do serviço.
Mais do que uma contratação, trata-se de um investimento. Existe uma máxima de que uma empresa controlada é muito mais bem-sucedida do que uma não controlada. E, quando mais os seus gestores tiverem foco em seus clientes e core business, mais promissores serão seus horizontes.
Todo o investimento da empresa poderá ser dirigido ao seu front office – que estará efetivamente desenvolvendo novos negócios para a organização – ao invés de ser aportado em estrutura de base e qualificação de profissionais de back office com o objetivo de desenvolver processos administrativos complexos, mas necessários à manutenção do seu compliance.
E, se o provedor contábil contratado estiver alinhado a um aporte de valor agregado em seus serviços, os ganhos da empresa contratante serão altamente significativos. É uma ideia complexa. Do ponto de visto prático, poucos sabem fazer. Já a Mazars tem realizado com extremo sucesso.
Fale com a nossa equipe de relacionamento!
This website uses cookies.
Some of these cookies are necessary, while others help us analyse our traffic, serve advertising and deliver customised experiences for you.
For more information on the cookies we use, please refer to our Privacy Policy.
This website cannot function properly without these cookies.
Analytical cookies help us enhance our website by collecting information on its usage.
We use marketing cookies to increase the relevancy of our advertising campaigns.