Evento: Doing business in China

O diretor do departamento de Markets Mazars Cabrera, Hsieh Yuan, foi um dos palestrantes convidados na mesa de debates "Liderança, Relações Culturais e Iniciativas de Negócios entre Brasil e China", evento promovido pelo Ibmec/SP no dia 15/03.

 

Hsieh Yuan durante sua palestra

 

Diante de um público formado majoritariamente por estudantes de MBA e executivos com negócios no exterior, Hsieh Yuan abordou a importância da parceria estratégica entre os dois países, focado especialmente nas grandes oportunidades, sobretudo em agribusiness e infraestrutura, e nas principais diretrizes para se fechar negócios e construir relações duradouras, com atenção especial às particularidades culturais relativas a brasileiros e chineses.

Foram mais dois palestrantes convidados: José Ricardo dos Santos Luz Junior e Fernando Zhou. O evento durou cerca de 2h30, divididos entre palestras, debates e perguntas e respostas. A diversificação dos investimentos chineses, a importância do Brasil neste cenário, as vantagens desta parceria aos dois países e o posicionamento ainda tímido do Brasil para explorar as oportunidades em território chinês, além de informações altamente relevantes a respeito de como conduzir as rodadas de negociações, foram os temas mais discutidos.

A Mazars deixa aqui os parabéns ao Ibmec e a todos os participantes pelo alto nível do evento e pela profundidade dos debates.

 

Quem foram os palestrantes

Da esquerda para a direita: José Ricardo Junior (primeiro), Hsieh Yuan (segundo) e Fernando Zhou (penúltimo).

 

  • Hsieh Yuan: De origem chinesa, com formação em engenharia e MBA em Marketing de serviço, administrou empresas no setor de automotivo, alimentos, consultoria e telefonia na China e no Brasil. Atualmente vive no Brasil e lidera os departamentos de Markets e China Desk da Mazars Cabrera. Teve rica experiência profissional na China com aquisição de empresa, dissolução de JV, green field de planta produtiva e sucesso em turn around. Participa ativamente das missões e eventos Brasil & China. Foi sócio diretor e responsável pela criação do China Desk da KPMG no Brasil, tendo como clientes o BOC (Bank of China), ICBC (Industrial & Comercial Bank of China), Gree, Huawei, Banco do Brasil, Foxconn, Arima e Compal entre outros.
  • José Ricardo dos Santos Luz Junior: Diretor de novos negócios do LIDE China. Gerente Institucional do escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados. Possui MBA Internacional (com grande distinção) pela escola de negócios Vlerick Leuven Gent Management School, cursado no campus da Peking University, China (2009-2011). Cursou educação continuada em Direito Empresarial do Trabalho. Graduado em Direito. Atua como palestrante, desde 2008, sobre a Parceria Estratégica bilateral Brasil-China e Oportunidades de Investimento e de Negócios no Brasil e no exterior.
  • Fernando Zhou: Conselheiro da CCIBC (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China), foi Secretário da Embaixada Chinesa no Brasil. Atualmente, vive na China, mas mantém seu vínculo com o Brasil, na ponte entre os dois países e participando diretamente de ações e eventos e organizações que priorizem o fortalecimento entre os dois países. É professor titular da Hubei University of China e professor visitante na Universidade de Brasília, Ucam, Unip e USP. É ainda vereador de Wuhan, quarta maior cidade da China. Como executivo, foi consultor da Sinopec, Cherry, Wisco e Sany do Brasil.

 

Quer saber mais?

Confira artigo analítico produzido por Hsieh Yuan

China Desk_1086x336_display

China Desk

A Mazars China Desk é uma plataforma global composta por especialistas internacionais, onde...

Share