Definindo Criptoativo, Bitcoin e Blockchain

O que é Criptoativo?

À medida que o cenário econômico e regulatório global evolui, novas categorias de criptosativos emergem. Historicamente, todos os criptos são comumente chamados de criptomoedas, o que pode ser enganoso, já que nem todos funcionam como moeda. Várias estruturas de classificação estão sendo publicadas e algumas das categorias mais comuns estão listadas abaixo. Vale a pena notar que pode haver algum grau de sobreposição entre as categorias (ou seja, tokens híbridos).

 

Moedas

Um meio de pagamento para adquirir bens ou serviços ou como meio de dinheiro ou transferência de valor. Exemplos incluem Bitcoin, Litecoin e ZCash.

Utilização

Os tokens de utilização são destinados a fornecer acesso digital a um aplicativo ou serviço por meio de uma infraestrutura baseada em blockchain. Exemplos incluem Ether, 0x e Civic.

Títulos

Os tokens de segurança funcionam como ações e títulos e outros títulos tradicionais, incluindo a tokenização de ativos tradicionais, como imóveis.

Colecionáveis

Um criptocollectible é um ativo digital criptograficamente exclusivo e não fungível. Ao contrário das criptomoedas, que exigem que todas as fichas sejam idênticas, cada ficha criptocollectible é única ou limitada em quantidade. Exemplos incluem CryptoKitties e Rare Bits.

 

Definindo Bitcoin e Blockchain

Uma maneira de definir blockchain é pensar em  “um razão compartilhado global” que contém o dinheiro programável que é chamado de Bitcoin. O blockchain é assim chamado pois, em vez de processar cada transação individualmente, eles são agrupados em blocos que são criptograficamente ligados, formando uma cadeia de blocos, um log de auditoria transparente e imutável.

Blockchain é muitas vezes referido como tecnologia de ledger distribuído (DLT) devido à sua arquitetura distribuída em que não há ponto central de ataque, tornando-se menos vulnerável à hacks, fraude e manipulação.

Outra forma de definir blockchain é pensar em uma camada base na qual as empresas podem construir seus aplicativos.

Essa camada base ou protocolo pode ser comparado aos protocolos da camada de base da Internet, como HTTP, TCP / IP e SMTP, que ainda são utilizados atualmente para navegar na web e envio de e-mails. Nenhuma autoridade central é proprietária, não há uma taxa de licença a ser paga para seu uso quando do acesso à Internet ou envio de e-mails. O Bitcoin é o que iniciou todo o “movimento” do blockchain e atualmente é o maior e mais robusto blockchain público existente.

 

Voltar à introdução

Want to know more?