Estoques

De acordo com o US GAAP, o estoque é definido como “o agregado dos itens de propriedade pessoal tangível que possuem alguma das seguintes características:

  1. Realizada para venda no curso normal dos negócios;
  2. Em processo de produção para tal venda;
  3. Ser consumido atualmente na produção de bens ou serviços para estar disponível para venda... ”14

 

IFRS define “estoques” como “ativos”:

  1. Mantidos para venda no curso normal dos negócios;
  2. No processo de produção para essa venda; ou
  3. Na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos no processo de produção ou na prestação de serviços. ”15

Uma diferença significativa é que, diferentemente do IFRS, o US GAAP não inclui ativos intangíveis (por exemplo, inventário de software).

Criptomoedas são frequentemente extraídas ou compradas com a intenção de revendê-las e, portanto, pode-se argumentar que ela atende pelo menos parte da definição de estoques tanto em IFRS quanto em US GAAP. No entanto, como as criptomoedas não são tangíveis por natureza, elas não podem atender à definição de estoque segundo o US GAAP. Uma vez que, de acordo com os IFRS, os inventários não precisam ser tangíveis, pode-se argumentar que ele pode atender à definição, mas deve ser questionado se o volume de negociação é suficiente para se qualificar como “mantido no curso normal dos negócios”.

Uma consideração adicional seria se o padrão de estoque fosse escolhido para levar em conta a criptomoeda precisaria ser mantido pelo menor valor de custo e realização líquida, tanto em IFRS quanto em US GAAP. É justo dizer que a contabilização da criptomoeda sob os critérios de mensuração mencionados acima no mercado volátil de hoje não forneceria informações úteis aos usuários das demonstrações financeiras.

Observamos que existe uma exceção ao método de mensuração descrito acima, que poderia ser aplicado a certos detentores de criptomoedas: corretores de commodities. Se uma empresa comprar ou vender criptomoedas dentro de seu curso normal de negócios, com o objetivo de gerar lucro a partir de flutuações no preço ou nas margens dos corretores, eles podem avaliar suas criptomoedas pelo valor justo, menos custos de venda, com mudanças no valor justo reconhecidas nos lucros e perdas.

 

Referências

14 Master Glossary – Inventory

15 IAS 2.6

 

Voltar à introdução