Carroselfie: um exemplo bem-sucedido de incentivo fiscal aliado à responsabilidade social

Para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Mazars apóia iniciativas capazes de incentivar a cultura no Brasil. Uma das ações que contam com o apoio da nossa organização é o Carroselfie, um projeto socioeducativo que ensina fundamentos da mobigrafia (fotografia feita com celulares) para centenas de jovens no Rio de Janeiro.

As atividades do Carroselfie incluem workshops gratuitos para mais de 500 crianças e adolescentes do ensino público. A edição inaugural do projeto teve 25 oficinas, com 50 horas práticas e mais de 10 mil fotos feitas pelos estudantes.

"O Carroselfie visa despertar o interesse do jovem pela cultura e pela arte, permitindo que ele possa futuramente fazer disso o próprio sustenso", diz Fernando Oliveira, um dos responsáveis pela iniciativa.

O patrocínio da Mazars ao Carroselfie foi viabilizado através da lei do ISS (Imposto Sobre Serviços) municipal do Rio de Janeiro, que permite o apoio com benefício fiscal de até 20% do tributo devido pelo patrocinador.

Entenda mais sobre esta lei de incentivo

Exclusiva para empresas que prestam serviço na cidade do Rio de Janeiro, a lei do ISS municipal não tem impacto negativo sobre o fluxo de caixa da empresa patrocinadora, uma vez que o recolhimento mensal segue o mesmo e o projeto recebe a quantia repassada mensalmente.

Em termos práticos, 20% do ISS podem corresponder a até 1% do faturamento anual da empresa. Para participar de uma iniciativa assim, é preciso se inscrever em um edital da Prefeitura do Rio.

As iniciativas de incentivo fiscal, no entanto, não se limitam ao Rio de Janeiro. Consulte os especialistas da Mazars e veja como apoiar um projeto social na sua cidade através de uma lei de incentivo. 

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