Aumento nos mandatos de vendas de empresas e parcerias estratégicas

Teoricamente, para que uma empresa de sucesso crescesse antes da crise pandêmica, bastava continuar fazendo sua lição de casa de forma contínua e eficiente que provavelmente alcançaria os resultados planejados estrategicamente. Entretanto, isso não parece ser a realidade para certas empresas, principalmente aquelas consideradas líderes em um determinado nicho de mercado maduro e com menos expansão, já que crescer somente com os resultados gerados pelos seus fluxos de caixa pode ser o fim de sua existência.

Publicado em 06/10/2020

A crise provocada pela pandemia da Covid-19 incentivou a alavancagem do número de estudos e de operações de fusões, aquisições e parcerias no Brasil. As companhias com uma estrutura de capital mais robusta demonstram estar com apetite por novas aquisições, com o objetivo de recompor e posicionar o seu volume de faturamento e retornos de forma mais inteligente.

Em outra direção, as empresas nacionais de médio porte que não estavam preparadas para um momento tão desafiador e imprevisível passaram a considerar estrategicamente as possibilidades de sucesso vinculadas a processos de venda ou fusão.

Algumas informações relacionadas a anúncios de fusões e aquisições deixaram a classe empresarial atenta ao noticiário, como, por exemplo, a recém-anunciada fusão entre Localiza e Unidas, que resultará na liderança do mercado de aluguel de carros. A Magalu concretizou a aquisição da startup de delivery AiQFome, com sede em Maringá, no Paraná. E a Petlove, maior pet shop online do Brasil, comprou a Vetus, plataforma de gestão para pet shops e clínicas veterinárias.

Todavia, existem diversas outras transações de empresas privadas que se encontram em processo de venda, parceria ou até mesmo considerando a abertura de capital.

Diversos motivos relacionados ao cenário econômico presente no Brasil também colaboram para que investidores e empresas internacionais desembarquem no país em busca de oportunidades de fusões e aquisições. Os principais são a desvalorização do real em relação a moedas como o dólar e o euro – deixando os ativos bem atraentes –, baixas taxas de financiamento e a alta oferta de capital a nível internacional.

Comprar ou vender uma empresa, na maioria das vezes, envolve uma questão de valor, com dificuldades em uma precificação justa, principalmente quando o mercado ainda está em processo de entendimento em razão dos ajustes decorrentes da crise pandêmica. A nível global, crescer sempre dependerá de análises de mercado e competitividade. Assim, o processo de M&A torna-se parte de uma estratégia competitiva para o crescimento e a perpetuidade da empresa.

Nas empresas de pequeno e médio porte, a compra ou a venda de uma empresa navegam por uma série de decisões complexas, envolvendo cenários financeiros, perspectivas de mercado e também elementos subjetivos, como o apego do empresário ao negócio ao qual dedicou tempo e energia. Em muitos casos, é a decisão mais relevante de sua vida empresarial.

Ter o acompanhamento de uma consultoria especializada em transações de negociações é crucial desde o momento em que o investidor identifica uma oportunidade ou o empresário ensaia a preparação para a venda de sua companhia. A consultoria avalia em diferentes etapas os cenários e as variáveis capazes de afetar o negócio, transmitindo ao cliente informações vitais para a sua decisão.

Especialistas em transações podem assessorar em todas as fases do processo, que vão da estruturação do case à discussão dos contratos de compra e venda, passando pela assessoria de precificação e definição de zonas de possíveis acordos, antecipando potenciais ajustes de preços e identificando o investidor mais aderente ao perfil ou DNA da empresa, bem como nos conclusos da operação.

Neste momento de potencial saída dessa crise sem precedentes, observa-se uma forte movimentação em buscar alianças, comprar empresas por preços atraentes, realinhar negócios, rever a estrutura financeira – na maioria dos casos, as empresas aumentaram o nível de endividamento – e desenhar uma estratégia com foco emergencial nas questões vinculadas à continuidade das operações com uma adequada saúde financeira. Tudo isso é feito com foco na próxima fase de crescimento do negócio, sem perder tempo. Acredita-se que esse movimento proporcionará um diferencial para as empresas que buscam crescer rapidamente após a crise pandêmica.

Com o aumento de mandatos de venda e investidores em busca de oportunidades, o mercado dá sinais fortes de retomada e de visão estratégica de médio e longo prazo. Ter os melhores parceiros ao seu lado, seja você comprador ou vendedor, pode fazer a diferença para que a transação seja bem-sucedida e sua empresa tenha o retorno esperado.

Fale conosco para entender as melhores possibilidades para o seu momento e sua estratégia. Especializado em empresas de médio porte, nosso grupo tem executivos que exerceram funções como empresários, sócios de boutiques e consultorias, tornando-se experts em suas áreas de trabalho (compra e venda de empresas, diligências e avaliação).

* mandatory fields

Your personal data is collected by Mazars in Brazil, the data controller, in accordance with applicable laws and regulations. Fields marked with an asterisk are required. If any required field is left blank, it will not be possible to process your request. Your personal data is collected for the purpose of processing your request.

You have a right to access, correct and erase your data, and a right to object to or limit the processing of your data. You also have a right to data portability and the right to provide guidance on what happens to your data after your death. Finally, you have the right to lodge a complaint with a supervisory authority and a right not to be the subject of a decision based exclusively on automated processing, including profiling, that produces legal effects concerning you or significantly affects you in a similar way.