Após um ano de volume recorde, mercado de aquisições segue aquecido em 2022

O volume de aquisições e fusões no mundo em 2021 atingiu US$5,9 trilhões em negócios, alta de 62% em relação a 2020. Na América Latina o valor chegou a US$138 bilhões. Os dados são da Mergermarket, publicação internacional especializada no assunto e mostra que as empresas foram às compras mesmo com a pandemia do Covid-19 ainda tendo efeito sobre grande parte dos setores da economia.

O mercado segue aquecido em 2022. No Brasil, nos últimos dias, o Santander comprou 80% da WayCarbon. Fundada há 15 anos e com sede no Brasil, a consultoria é especializada na área de crédito de carbono, software de gestão e projetos de sustentabilidade, com atuação em 18 países. A compra fortalece a presença do Santander no mercado de crédito de carbono, que está em franca expansão. 

Também nos últimos dias, a Saint-Gobain anunciou a aquisição da Brasprefer Indústria e Comércio, empresa fundada em 2014 especializada na tecnologia de impermeabilização com sede no Distrito Federal. Com a compra, a companhia francesa aumenta a cartela de produtos químicos para a construção no Brasil. 

A Saint-Gobain e o Santander foram assessorados pelas equipes de Transações da Mazars durante as aquisições. 

"Ambos os processos de due diligence foram realizados por uma equipe 100% dedicada a Transações, composta por profissionais seniores, com vasta experiência na área, focados em assuntos contábeis, financeiros, tributários, trabalhistas e previdenciários”, detalhou Leonardo Rosati, diretor de Transaction Tax da Mazars no Brasil. 

Como funciona uma aquisição? 

O processo de aquisição pode envolver a compra total ou parcial das ações de uma empresa (“share deal”) ou de determinados ativos, como carteira de clientes ou parque fabril (“asset deal”). As aquisições podem ajudar as empresas a acelerar exponencialmente seu crescimento, melhorar margens, complementar a gama de serviços, expandir base de clientes ou até mesmo a adquirir tecnologias desenvolvidas pela parte vendedora. 

A expectativa para 2022 é que o número deste tipo de negócios continue aumentando com foco em áreas que vêm crescendo em importância, como ESG. É o que explica Elen Freitas, diretora de Financial Advisory da Mazars, e que fez parte das equipes que prestaram assessoria ao Santander e à Saint-Gobain. 

“Alguns setores, como o de energia, devem continuar em crescimento, principalmente em se tratando de energias renováveis. Apesar do ambiente negativo em decorrência da guerra na Ucrânia, o mercado de M&A continua aquecido, por isso nossas perspectivas de crescimento permanecem.’’   

Como a Mazars pode ajudar 

Adotamos uma abordagem objetiva, integrada e detalhista em nossa diligência, com o propósito de agregar o máximo de valor aos nossos clientes e ao processo de M&A, fornecendo uma análise abrangente do negócio, identificando potenciais riscos e oportunidades, bem como ajustes de avaliação. Entre em contato conosco! 

* mandatory fields

Your personal data is collected by Mazars in Brazil, the data controller, in accordance with applicable laws and regulations. Fields marked with an asterisk are required. If any required field is left blank, it will not be possible to process your request. Your personal data is collected for the purpose of processing your request.

You have a right to access, correct and erase your data, and a right to object to or limit the processing of your data. You also have a right to data portability and the right to provide guidance on what happens to your data after your death. Finally, you have the right to lodge a complaint with a supervisory authority and a right not to be the subject of a decision based exclusively on automated processing, including profiling, that produces legal effects concerning you or significantly affects you in a similar way.